Dados da ONU revelam que até 2050 mais de 900 milhões de pessoas sofrerão com perda auditiva incapacitante

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A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), problema invisível e de difícil percepção por grande parte dos pacientes, é uma das maiores causas de deficiência auditiva no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, 470 milhões de pessoas sofrem com o problema e, até 2050, esse número deve chegar a 900 milhões. Causada pela exposição prolongada a ruídos no ambiente de trabalho, a perda auditiva ocupacional traz diversas consequências à saúde física e mental do colaborador.

A fonoaudióloga da Clínica Três Marias, Taciana Amorim, afirma que trabalhadores expostos a sons acima de 85 decibéis (dB), por longos períodos de tempo, podem ter a audição prejudicada. “O ruído no ambiente de trabalho refere-se a qualquer som indesejado ou excessivo que possa interferir na comunicação, concentração ou bem-estar dos funcionários. Pode incluir barulhos de máquinas, equipamentos, colegas de trabalho, entre outros, e pode ter efeitos negativos na saúde auditiva e mental, se não forem gerenciados adequadamente”, explica.

Os impactos dessa exposição prolongada têm diversas consequências, que além de levar a danos auditivos permanentes, causam: zumbidos nos ouvidos, hipersensibilidade a sons, dificuldades de comunicação, fadiga e estresse mental. Os principais sinais do transtorno são: dificuldades de escuta, sensibilidade ao som, tonturas, vertigens, zumbidos, dores e sensação de pressão nos ouvidos. A especialista alerta que, a fim de proteger a saúde dos colaboradores, é importante que as empresas implementem medidas de controle de ruído no local de trabalho.

Esse acompanhamento contínuo da saúde auditiva no ambiente de trabalho é crucial por várias razões, uma vez que, ao identificar precocemente o problema, é possível adotar ações preventivas para evitar danos permanentes. Além disso, essa monitoração regular ajuda a proteger, antecipadamente, os funcionários contra os efeitos da exposição a ruídos elevados. “Ao identificar áreas com altos níveis de ruído e implementar medidas de controle adequadas, as empresas podem melhorar o local de trabalho, promovendo a segurança, o conforto e o bem-estar dos funcionários”, finaliza.

Assessoria de Imprensa