Campanha Julho Laranja 2024 tem como foco Bruxismo Infantil

Publicidade

A campanha Julho Laranja – de difusão da ortodontia preventiva para crianças a partir dos 6 anos de idade – tem como foco o Bruxismo Infantil, este ano. A atividade involuntária e repetitiva dos músculos da mastigação, como explica o ortodontista Pedro Miranda – especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial e integrante da Comissão de Odontologia do Sono do CRO-PE (Conselho Regional de Odontologia-PE) – pode ocasionar desgastes e fraturas nos dentes, além de sensibilidade, cansaço e dores nos músculos do rosto, bem como trazer prejuízo à qualidade do sono da criança.

Prevenção e Diagnóstico – A indicação da campanha, segundo o ortodontista Pedro Miranda, é que os cuidadores levem as crianças a uma consulta com um profissional que forneça orientações sobre saúde bucal, correção dentária e crescimento da face, além dos riscos do ronco, bruxismo e apneia do sono. “O diagnóstico provável é dado através do relato e da avaliação clínica. Já o diagnóstico definitivo é concedido através do exame de polissonografia”, esclarece o profissional.

Pedro Miranda afirma que é importante destacar que, entre os fatores associados, estão a genética, o estresse, a obstrução de vias aéreas superiores, hábitos para dormir, alterações neurológicas, fármacos e refluxo, entre outros. “Vale considerar que entre 21% e 50% dos pacientes diagnosticados têm algum membro direto da família também com bruxismo. Quanto ao estresse, esse é um viés geralmente apontado pelo cuidador. Em relação à obstrução de vias aéreas superiores, vale levar em conta que crianças submetidas à cirurgia de adenóides e amígdalas
reduzem significativamente a prevalência do bruxismo. Por fim, os fármacos que têm ação no sistema nervoso central podem ter influência no bruxismo”.

Pedro Miranda é formado, há 27 anos, em Odontologia. É especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial; Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético – porcelana e alinhadores – Invisalign); Professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia), além de Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO – PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.