Centro Cultural Sesc promove a diversidade artística no 32º Festival de Inverno de Garanhuns

Publicidade

Garanhuns já vive mais um Festival de Inverno. A 32ª edição começa nesta quinta-feira (11/07) e, por mais um ano, o Sesc PE será parceiro do evento. Com uma programação que enaltece a diversidade artística, o Centro Cultural Sesc terá ações até o dia 28 de julho, nos vários espaços do complexo e também em outros polos. A programação completa está disponível no site https://centrocultural.sescpe.com.br).

Um dos principais polos do FIG, o Centro Cultural Sesc desenvolveu uma ampla grade complementar de ações às atividades que serão realizadas pela organização do festival, no local. O objetivo é mostrar ao público que o complexo é um espaço de formação artística e educativa, que contempla a diversidade cultural pernambucana e o intercâmbio nacional e internacional das mais diversas linguagens da arte.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar ao público que visita e se diverte em Garanhuns, neste período do ano, com uma ampla programação. Nossas atividades envolvem apresentações de teatro, dança, artes visuais, cinema e música, valorizando, principalmente, a produção cultural dos artistas de nosso estado”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistemas Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Nas Artes Cênicas, serão 22 espetáculos, no Teatro Reinaldo de Oliveira, Auditório e Hall de entrada do complexo. Destaque para “Quem Está Aí? Monólogos de William Shakespeare”, com o ator Thiago Lacerda (RJ), “Não! Uma Comédia para Quem tem Dificuldade de dizer Não”, com Adriana Birolli (RJ), e o musical “Viva o Povo Brasileiro”, da Sarau Produções (RJ). Companhias de Pernambuco também estão garantidas na programação.

Além disso, também haverá apresentação de um experimento do Núcleo de Dança do Centro Cultural Sesc Garanhuns e das quadrilhas juninas Fenômeno Junino (PE), Imaginário Popular (PE) e Os Filhos de Lampião (PE), em performances que enaltecem a cultura nordestina. O artista Kleber Cândido (CE) estará presente neste FIG, apresentando o espetáculo “Quero ser uma Lapinha”, assim como Joesile Cordeiro (PE), com “Tempo de Vagalume”.

As Artes Visuais vão proporcionar mostras incríveis para o público. O Núcleo de Artes Visuais do Centro Cultural Sesc apresenta a “Exposição de Lambe-Lambe”, no Hall. Neste espaço, vão ser realizadas performances do Mestre Fida (PE), famoso por suas peças em madeira, e de Ailton Santana e Pedro Vinício (PE), um jovem escritor e ilustrador de Garanhuns com mais de 700 mil seguidores, no Instagram. Rafael Sisant e Tácio Russo promovem um debate sobre a produção artística em Pernambuco, na Galeria de Artes Ronaldo White.

A Sala CineJardim é o espaço de exibições cinematográficas para o público de todas as idades. Estão na programação as sessões CineArte, CineClubinho e CineClássicos. Mas, o destaque é a II Mostra Inhumas de Cinema, que vai apresentar 23 curtas realizados por produtores audiovisuais do Agreste e Sertão de Pernambuco. São as sessões “Força da Criação”, “Terra e Tradição: Caminhos da Poesia”, “Diversidade, Arte e Resistência” e “Sabor das Memórias”.

A programação conta ainda com o CineClubinho – Especial AnimaSesc, para o público infantil. Serão exibidos “Os Under Underground, o Começo”, de Nelson Botelho Jr., “Perlimps”, de Alê Abreu, “Tromba Trem”, de Zé Brandão, “Historietas Assombradas”, de Victor-Hugo Borges, e “O Pergaminho Vermelho, de Nelson Botter Jr.. O Núcleo de Audiovisual do Centro Cultural Sesc apresenta a exposição artística “CinEstesias”, no corredor do 1º andar do complexo.

Na Música, os artistas pernambucanos, que compõem o Selo Sesc PE, se apresentam durante o FIG, no Palco Selo Sesc PE, no Pátio Externo da unidade. Estão no set list Álefe Passarin, Natália Tenório, Felipe Costta, Rogério Diniz, Sam Silva, DJ Synesthezk e os grupos Sistema Girassol e Café Preto. O Selo Sesc PE é o negócio social do Sesc Pernambuco que tem o objetivo de impulsionar o mercado, na gravação e difusão de trabalhos musicais.

O palco da Comedoria recebe artistas nas sessões “Palco Sesc no FIG”. São eles: Amodú, JP Aragão, Joãozinho e o show Entra e Ouça – Instrumental, Léo Noronha, Zé Barreto, Adeilto e Ariel, Lili Novais, Ivanar e Bruno, Pablo Moreno e Bella Kahun. Do Centro Cultural Sesc, se apresentam o Coral Vozes da Colina, o Grupo Acordes do Mundaú do Núcleo de Violão e o Grupo Harmonia de Flautas.

As linguagens artísticas também serão contempladas com nove oficinas, que estão com inscrições abertas na Central de Relacionamento do Centro Cultural Sesc. As formações são Artes Circenses, Confecção de Sabre de Luz, Colagens e Origamis, Modelagem em Argila, Máscaras Criativa dos Saberes e Jogos Musicais. As outras três são do Festival Quariterê: Percussão dos Objetos, Gastronomia e Minha História vou contar lá no pé do Baobá.

A valorização da Economia Criativa do Agreste é um ponto forte da programação do Centro Cultural Sesc nesta 32ª edição do Festival de Inverno. Os artistas e artesãos da região poderão expor e comercializar seus produtos na Feira Mundaú de Economia Criativa, que será realizada de 11 a 28 de julho, sempre de quinta a domingo, no Hall de entrada do complexo. Além disso, o local também vai abrigar a Feira do Vinil, organizada por Paulo Ferreira.

As ações de Literatura serão realizadas no Centro Cultural Sesc e em outros pontos da cidade. Na unidade, acontecem o lançamento da nova edição da Revista Palavra e do livro “Tempo de Amar o que se Amou”, de Luzilá Gonçalves Ferreira, o projeto Ciranda das Palavras, com contações de histórias para crianças, e as Mesas de Literatura, com escritores pernambucanos debatendo a atual produção literária do estado.

Também vai ter o recital de poesias “Agreste Mulher”, com Débora Ramos, Carla Montanha, Stephany Metódio e Nathália Tenório e “Cantando e Recitando Poemas”, com Gael Villa Nova. Além disso, o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras traz para o FIG o Circuito de Autores. O tema em discussão será “Literatura Juvenil ou uma Maneira Jovem de ler Literatura?”, com os escritores Marcio Benjamin (RN) e Eron Villar (PE).

A Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, será a passarela do “Cortejo de Intervenções Poéticas Itinerante”, da Cia. de Artes Literatrupe, com recitais e música ao vivo, a partir de poesias nordestinas escritas por João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Joaquim Cardoso, Solano Trindade, entre outros. Os convidados são Aglaia Costa, Ceci Medeiros, Samuel Francisco, Nelson Leite e Carlos Mesquita.

O Espaço da Palavra, no Parque Luiz Carlos de Oliveira, recebe o Cortejo de Intervenções Poéticas Itinerante, da Cia. de Artes Literatrupe, a performance literária “Na Boca Muitos Nomes”, com Maju, Oliveira e Anderson Andrade, a Batalha de Rima, com a Batalha da Resistência (Garanhuns), o Ciranda das Palavras, com Givanilson Soares, Valdir Marino e a Cia. FISA D’Arte. O Literatura em Movimento traz a poesia e muito rap, com Thiago, Leirbag, Cjhow, Rugal, Mc C2 e Tino.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Serviço: Sesc PE no 32º Festival de Inverno de Garanhuns*
Data: de 11 a 28 de julho
Programação completa em https://centrocultural.sescpe.com.br