A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), realizou, nesta quinta-feira (15), mais uma reunião do Comitê Juntos Pela Segurança 2.0. O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura e contou com a participação de representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal.
A reunião começou com a apresentação dos resultados e das expectativas em relação às ações de segurança no município. Em 2024, Caruaru registrou redução nos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em seis dos sete primeiros meses do ano, com destaque para os meses de fevereiro (19,6%) e junho (11,1%), que apresentaram quedas significativas durante os grandes eventos do município.
No que diz respeito ao indicador de Mortes Violentas Intencionais (MVI), a Capital do Agreste apresenta a quarta menor taxa entre os 12 municípios com mais de 100 mil habitantes. Até o momento, foram registrados 78 casos nos primeiros sete meses deste ano, o que representa uma redução de aproximadamente 5% em comparação ao ano de 2023.
Durante o encontro, foram destacadas as ações de segurança no período do São João, a redução dos índices de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (3,2%), além da diminuição dos números de roubos e furtos de veículos em todos os meses do ano (13,4%), ambos em relação ao ano de 2023.
“Caruaru segue como referência para todo o estado. Os índices de maior redução de CVP foram justamente nos meses que aconteceram o pré-carnaval e o São João. Graças ao trabalho conjunto com as forças de segurança e às entregas importantes para nossa cidade, Caruaru apresenta esses números positivos”, destacou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.
Ainda durante a reunião, foi apresentado o balanço das ações do 4º BPM, Polícia Civil, PRF, Guarda Municipal, 2º GB, AMTTC, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos e Política Pública para as Mulheres. O encontro foi encerrado com a apresentação das resoluções das demandas da Câmara Intersetorial de Prevenção.