Desde 2009 o vereador Edmilson do Salgado junto ao professor Maurício Tibúrcio possuem um projeto comunitário de judô no bairro do Salgado que transforma a realidade de centenas de crianças e jovens. A ação é realizada no anexo do colégio Sinhazinha e hoje atende mais de 3.000 mil pessoas de vários bairros.
Inicialmente, através dos esforços tanto do vereador como do professor Maurício Tibúrcio, o projeto foi desenvolvido para buscar mudar a realidade de jovens carentes da comunidade. “Buscamos primeiramente um local para realização do projeto e achamos o anexo que ainda não tinha toda a estrutura na época. O segundo passo foi buscar raspas de pneus para construir o tatame e assim conseguiram pôr em prática o que almejávamos”, explica o professor Maurício Tibúrcio.
Assim, o projeto foi iniciado com apenas cinco alunos e com pouco mais de seis meses, já haviam 100 alunos matriculados. Atualmente, os atletas já contam com estrutura completa, além de terem o direito à kimono e viagens para participar de competições. “Atletas de qualquer bairro e escolas da cidade podem se inscrever para participar dessa ação. Hoje, nossos atletas participam de competições importantes e já tivemos frutos de campeões em diversas categorias”, conclui o professor.
Dentre os alunos destaca-se o jovem Thalisson da Silva. O atleta explica que o judô transformou sua vida além de enfatizar o sonho de se tornar um judoca profissional. “O judô me ensinou a ter disciplina e foco. Tenho o sonho de me tornar um atleta profissional e quando eu chegar lá, olharei para trás e serei grato ao projeto”, pontua.
Para o vereador Edmilson do Salgado é gratificante ver os frutos que o projeto já trouxe para comunidade. “Além de transformar a vida de muitos jovens, é legal ver que muitos daqueles que já foram alunos, hoje também já são professores e puderam viver de seu sonho. Sem dúvida, a figura do professor Maurício Tibúrcio influencia muitas pessoas e sou grato por fazer parte dessa conquista para nossa comunidade”, destaca.
A inscrição do interessado pode ser realizada na sala do projeto que fica no anexo do Colégio Sinhazinha de forma gratuita. O jovem precisa estar estudando e precisa levar as seguintes documentações: RG, registro de nascimento, comprovante de residência e documento do responsável. De acordo com a realidade de cada atleta é fornecido o material para o treino. Para qualquer outra informação posterior, o anexo do Sinhazinha fica localizado na Rua Neco Lira no bairro do Salgado.
Assessoria de imprensa