Exercícios físicos e câncer de mama

Publicidade

Segundo dados atuais do Instituto Nacional do câncer ( INCA ), estima-se que em 2025 serão registrados 73 610 mil novos casos a cada 100 mil mulheres onde cause 18 mil mortes.O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no Brasil.

Uma grande dúvida recorrente das mulheres acometidas por Neoplasia de mama que vão ou estão passando por tratamento da quimioterapia ou radioterapia, é se podem ser submetidas a prática regular de exercícios físicos.

A resposta é sim, entretanto é de suma importância que seja observado o estágio da doença, pois em casos no qual o paciente esteja em fase terminal , não será possível a prática regular do exercício, tendo em vista a sua debilidade funcional.

O Profissional de Educação Física deve estar devidamente legalizado ao Crer ( Conselho Regional de Educação Física), de preferência que atue na área da saúde, estando assim , apto para atende portadores de Neoplasia.

Os Benefícios dos exercícios físico nos pacientes são vários :

* Redução do nível de estrogênio circulante
* Diminuição da inflamação sistêmica
* Redução da dor e da fadiga
* Liberação de hormônios como a endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem estar
* Aumento da produção das células CAR-NK , responsáveis por combater as células cancerígenas
* Diminuição dos efeitos quimioterápicos como o enxou e náuseas
* Manutenção do pesso corporal e ganho de massa magra
Um programa bem estruturado e planejado de exercícios físicos atuam não só no campo da prevenção, como também , na redução dos índices de recorrência da doença nos pacientes .
Adote um estilo de vida saudável, praticando de forma regular pelos menos 150 minutos durante 5 dias , para ser uma pessoa devidamente ativa.

Profiss.Esp. Marcos Farias