Especialista alerta sobre cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho

Publicidade

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que exige colaboradores com multi-habilidades, o acúmulo de pressões aumenta e os problemas relacionados à saúde mental se tornam mais frequentes. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que esses transtornos, que acometem mais de 300 milhões de pessoas no mundo, estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho. Entre os transtornos mentais mais comuns nesse ambiente estão: a depressão, o estresse, a ansiedade e, principalmente, a síndrome de Burnout.

“A Síndrome de Burnout é considerada uma doença ocupacional e está diretamente relacionada à percepção que o sujeito tem do ambiente de trabalho, não só do ambiente físico, mas do trabalho em si, que passa a ser um fator estressante e gerador de sofrimento e ansiedade”, afirma a psicóloga da Paralaxe Consultoria, Laura Lima. A especialista explica que esse adoecimento é causado por fatores laborais, associados a condições de trabalho prejudiciais, também possuindo influência de aspectos pessoais do colaborador, e sociais, relacionados ao atual contexto capitalista, que exigem entregas e produtividade de forma constante.

Compreender a multidimensionalidade desses fatores e como eles influenciam os profissionais e as organizações pode ser o primeiro passo para entender o porquê da saúde mental no ambiente de trabalho encontrar-se em declínio. “É importante pensar que essas duas esferas precisam estar em conexão. Os colaboradores e as empresas precisam pensar juntos em formas de lidar com o esgotamento e com as demandas de saúde mental que surgirem. Proporcionar espaços para a reflexão e levantamento de ideias referentes ao cuidado pode ser uma ótima estratégia para gerar engajamento, valorização e implementar culturas de apoio e respeito, se possível”, recomenda Laura Lima.

A profissional alerta ainda que a discussão sobre a valorização à vida deve ser levantada pelas empresas constantemente e de forma estratégica, uma vez que essa prática vai reverberar na saúde mental dos colaboradores o ano inteiro. “Contar com especialistas em saúde mental que possam auxiliar na criação e na implementação desses cuidados também é indispensável. Não devemos pensar em receitas prontas, pois a saúde mental tem que ser tratada de acordo com o contexto e a particularidade de cada sujeito e do ambiente em que está inserido”, finaliza.

Paralaxe Consultoria – Empresa da área de consultoria e prestação de serviços para Gestão de Pessoas e Saúde Mental. Entre os serviços oferecidos estão: consultoria, assessoria e BPO de Recursos Humanos, palestras, oficinas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e mentoria de lideranças. Oferecendo aporto teórico, técnico e tecnológico para as empresas.

Assessoria de Imprensa