Estação Criativa de Caruaru promove oficinas culturais e espetáculo gratuito para celebrar o Dia das Crianças

Publicidade

A antiga Estação Ferroviária de Caruaru será o palco de uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. No dia 9 de outubro, das 8h às 10h30, a ação “Próxima Parada: Estação das Crianças” promoverá uma série de oficinas gratuitas destinadas a alunos do 4º ano de escolas públicas municipais de diferentes distritos, com idades entre 8 e 12 anos.

O objetivo da iniciativa, promovida pela Proa Cultural em parceria com a Prefeitura de Caruaru, é proporcionar uma manhã de aprendizado, diversão e conexão com a cultura da região. A programação conta com cinco oficinas conduzidas por fazedores da cultura popular pernambucana, como Roberto Gersino do Boi Tira Teima, Anderson do Pife, Alexandre da Capoeira d’Angola, Valdez Soares e Nerisvaldo Alves.

As atividades incluem a confecção de instrumentos musicais e obras em papel machê, além de uma introdução ao universo da xilogravura e do cordel. Com essa programação, o evento busca promover uma experiência lúdica e educativa, permitindo que as crianças conheçam de perto as tradições e participem ativamente do processo criativo.

Após as oficinas, o público poderá acompanhar uma apresentação do Teatro Volante Mamusebá, que trará a peça “As Aventuras de Benedito e Sua Trupe no País de Caruaru”. A performance, baseada em elementos da cultura popular, promete encantar os pequenos ao mesmo tempo em que promove uma troca de saberes regionais.

“É com grande alegria que a gente realiza esta ação, pois ela é só uma pequena amostra do universo de oportunidades que as pessoas que trabalham com arte e cultura poderão encontrar na nova Estação Criativa que está por vir. Este espaço foi cuidadosa e profundamente debatido e desenhado pela comunidade cultural e criativa da cidade para ser um centro de convergência de ações, um ponto de encontro, de fomento à inovação e ao empreendedorismo. Um hub de economia criativa e cultura popular. Atividades de formação, intercâmbios e trocas de saberes serão realizadas no equipamento, portanto, iniciativas como esta Estação das Crianças trilham um futuro promissor para a nova estação. E, claro, engajar o público infantil, reconhecendo o seu imenso poder de transformação da sociedade, deve ser uma diretriz para este novo equipamento”, destaca Camila Bandeira, sócia-diretora da Proa Cultural.

A ação faz parte de um movimento que visa aproximar a comunidade da arte, reforçando o papel da Estação Criativa como um hub cultural no Agreste pernambucano. A iniciativa está em fase de estruturação, mas já se consolida como um espaço de valorização da economia criativa e do empreendedorismo local, utilizando a cultura como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.

Oficinas

1. Transformando Papel e Recursos Naturais em Arte Ecológica

Facilitada por Roberto Gersino, Lindinalva Gomes e Andrielle Alves (Boi Tira Teima)

A oficina buscará conscientizar os participantes sobre a importância da reciclagem e do uso de materiais sustentáveis através de técnicas de confecção de papel machê, criação de quadros ecológicos e miniaturas de boi com seus adereços.

2. O Som da Nossa História

Facilitada por Anderson do Pife

A oficina promoverá uma aproximação ao universo sonoro do pífano, e as crianças poderão conhecer o instrumento de perto, aprender sobre sua construção, como segurá-lo e tocá-lo

3. Capoeira Angola, Aqui, Ali e em Qualquer Lugar

Facilitada por Alexandre Angoleiro (Centro de Prática e Pesquisa N’Golo Capoeira Angola)

Com foco na filosofia, tradição e fundamentos da Capoeira Angola, serão realizadas atividades que envolvem movimentação corporal, expressões musicais e brincadeiras.

4. Acordando com o Cordel

Facilitada por Nerisvaldo Alves (Presidente da Academia de Literatura de Cordel/Casa do Cordel)

A oficina contará com leitura e interpretação de cordéis, além da criação de um cordel coletivo pelos participantes, com o objetivo de fortalecer e perpetuar a cultura tradicional.

5. Gravando a História: Introdução à Xilogravura

Facilitada por Valdez Soares (filho de Mestre Dila – cordelista e xilógrafo)

A oficina trará a história da xilogravura, os primeiros passos do processo de criação, e as crianças terão a oportunidade de manusear matrizes e ferramentas, proporcionando contato direto com a técnica artística e estimulando a criatividade.

Performance artística com Teatro de Mamulengos

A partir das 09h30, o Teatro Volante Mamusebá apresentará ‘As Aventuras de Benedito e sua Trupe no País de Caruaru’.

 

Assessoria de Imprensa