🎊 Capiba, Almir Rouche, Dona Nira e Mestra Ana Lúcia são homenageados do Carnaval de Pernambuco em 2025

Publicidade

 

O anúncio aconteceu em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Os homenageados receberam troféus em reconhecimento às suas contribuições para as tradições culturais de Pernambuco.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes da cultura.

“Para nós, é uma honra poder trabalhar junto com essas personalidades, estamos nos bastidores abrindo os palcos para que eles possam estar neles nos enchendo de orgulho. É muito bom ver que as tradições seguem de geração em geração e elas estão aqui firmes defendendo o seu legado”, disse Raquel Lyra.

“O frevo é imortalizado na obra de Capiba (in memoriam), um dos maiores compositores do gênero; enquanto o cantor Almir Rouche é um embaixador do ritmo, levando a música pernambucana para diversas partes do mundo”, diz o governo, em nota.

Dona Zezita Barbosa, viúva de Capiba, esteve no evento recebendo a homenagem. “Estou muito emocionada. Sempre lembrarei deste dia inesquecível”, disse.

“Depois de 38 anos de carreira, passa um filme na cabeça. Eu não escolhi a música, ela que me escolheu. Hoje é um dia muito emocionante”, disse o cantor Almir Rouche.

A tradição do maracatu foi representada por Dona Nira, uma brincante de 89 anos de idade e costureira do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.

“Já a Mestra Ana Lúcia, líder do Pastoril Estrela de Belém e do Acorda Povo, é reconhecida pela sua contribuição ao pastoril e ao coco, além de ser Patrimônio Vivo de Pernambuco”, diz o governo.

Para Dona Nira, há o reconhecimento de uma trajetória marcada por anos de dedicação. “São muitos anos trabalhando com o maracatu. Estou me sentindo muito realizada por esse momento que eu nunca esperei viver”, disse. Por fim, a Mestra Ana Lúcia agradeceu a honraria recebida. “Trabalho há 69 anos carregando essa bandeira. Sem essa cultura, eu não posso viver”, disse.

O Carnaval de Pernambuco é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).