Beneficiários podem pedir ao INSS ressarcimento de descontos indevidos a partir de hoje

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Aposentados e pensionistas podem confirmar a partir desta quarta-feira (14) se o desconto associativo identificado em seus benefícios foi autorizado ou não.

Para isso, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS, com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Depois, aparecerá o nome da entidade e, também, as opções para que você possa informar se autorizou de fato o débito.

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.

Depois disso, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS: “Meu INSS” (site e aplicativo) ou telefone 135.

Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado ou não pela Central de Teleatendimento por meio do telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.

*Alerta de golpes*

O INSS não está fazendo ligações nem enviando SMS, e-mail, mensagem de Whatsapp, ou nenhum outro canal diferente dos oficiais para informar sobre o reembolso.

O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo “Meu INSS”.

Em caso de dúvidas, a pessoa pode ligar para a central de teleatendimento 135.