CMBK movimenta R$ 3,1 milhões em sua primeira edição e consolida Pernambuco como polo nacional da moda infantil

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A primeira edição da CMBK – Conexão Moda Bebê & Kids, realizada nos dias 10 e 11 de junho, no Recife, superou as expectativas e se consolidou como uma importante ação estratégica para impulsionar a indústria de moda infantil de Pernambuco. O evento do 2º Pernambuco Mostra Moda — ação integrante do Marco Pernambucano da Moda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado — foi a primeira rodada de negócios de moda infantil realizada no estado, que resultou em um volume de vendas de R$ 3,1 milhões e mais de 100 mil peças comercializadas.

Realizada pelo NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco) e pelo Sebrae/PE, a proposta da CMBK atingiu um de seus objetivos: ampliar o alcance da moda infantil pernambucana para todas as regiões do Brasil. A estrutura do evento reuniu 40 marcas do setor de vestuário e acessórios infantis, de 19 municípios do Agreste e da Região Metropolitana do Recife e contou com a presença de mais de 200 compradores convidados e espontâneos de vários estados do país.

Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE, destacou que o sucesso da CMBK reflete a articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições de apoio ao empreendedor. “Esse somatório fez com que o estado, mais uma vez, se posicionasse como um centro de produção e distribuição de confecções do país e conseguimos validar o grande potencial do segmento infantil. A expectativa é de ampliar o modelo para outras áreas da moda pernambucana, com edições segmentadas e compradores específicos”.

O resultado da rodada de negócios espelha bem os dados do estudo “Mercado Potencial de Moda Infantil e Bebê no Brasil 2024”, do IEMI – Inteligência de Mercado, que mostra que o segmento infantil faturou mais de R$ 31 bilhões em 2023, um crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior. Hoje, aproximadamente 6 mil unidades de produção atuam no setor, sendo Pernambuco e Santa Catarina os principais polos, concentrando juntos cerca de 45% do market share nacional.

Para Gilson Gonçalves, analista do Sebrae, esta primeira edição superou as expectativas. “A CMBK foi muito bem organizada. Tivemos um excelente fluxo de compradores e feedbacks positivos dos empresários, que relataram boas vendas. Atingimos uma cifra significativa para uma estreia, o que reforça o acerto da iniciativa e o potencial de crescimento para futuras edições”, destacou.

No ponto de vista das marcas expositoras, o evento também foi uma oportunidade única de relacionamento e expansão. Pietra Costa, diretora criativa e CEO da Tatucaju, destacou a importância da conexão com o público-alvo. “A CMBK foi um marco para a nossa empresa. Foi um espaço de troca, escuta e expansão, onde apresentamos nossas coleções a novos lojistas e fortalecemos parcerias. Nosso propósito vai além da estética: queremos encantar com afeto e identidade. Saímos ainda mais inspirados”, afirmou.

Já para Marlysson Tabosa, diretor comercial da Mappyng Bolsas, o evento cumpriu seu papel com êxito. “Conseguimos novos clientes e reforçamos vínculos com quem já conhecia nossa marca. Já participamos de outras rodadas de negócios desde 2017, e esta edição cumpriu seu objetivo principal: abrir portas. A tendência é crescer ainda mais na próxima edição, e queremos estar presentes novamente”, concluiu.