
A saúde humana não pode esperar e é um direito de todos. É importante saber que os planos de saúde têm obrigações. Muitas pessoas, buscando a garantia de um atendimento de qualidade, optam por contratar um plano de saúde. No entanto, nem sempre esse serviço acontece da maneira que o consumidor espera.
As negativas de cobertura por parte das operadoras de planos de saúde são uma das principais reclamações. Essas negativas podem ocorrer por vários motivos, como a falta de indicação médica, ausência de previsão contratual ou alegação de que o procedimento é experimental ou desnecessário.
As negativas por planos de saúde podem causar prejuízos aos usuários, como agravamento da saúde; mais custos e danos morais.
Entre os principais procedimentos frequentemente negados estão procedimentos cirúrgicos de alto custo, como transplantes; cirurgias bariátricas e ortopédicas, com a colocação de próteses; tratamentos de doenças crônicas ou degenerativas.
Segundo o advogado Evilásio Tenório, especializado em Direito da Saúde, as negativas ocorrem de forma abusiva, visto que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os planos de saúde não podem se recusar a realizar procedimentos que sejam necessários à preservação da vida do paciente.