
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realiza, na próxima quinta-feira (13), a terceira edição do Café Paliativo Integrativo. O encontro acontece às 18h, no auditório do Campus II, com inscrições gratuitas e abertas ao público, realizadas de forma online, por meio do site: https://app.eventmaster.com.br/event/iiicpi/site/content/dialogo-e-integracao.
O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo sobre cuidados paliativos, voltado para estudantes, profissionais da saúde e demais interessados. A iniciativa conta com o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Os cuidados paliativos são uma abordagem voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças graves, buscando aliviar a dor e o sofrimento em suas dimensões física, emocional, social e espiritual. A atuação acontece de forma integrada e envolve equipes multidisciplinares, com foco no bem-estar do paciente e de seus familiares.
A Asces-Unita possui uma turma de residência em Cuidados Paliativos, desta forma o evento terá a participação destes profissionais, além de médicos oncologistas e integrantes da Academia Estadual de Cuidados Paliativos. Segundo o coordenador do curso de Medicina da Asces-Unita, professor Paulo Gustavo, o evento será um momento para discutir os aspectos deste tema e sua aplicabilidade na saúde de Caruaru. “Outra coisa interessante que nós vamos trazer neste encontro, é tentar fazer um recorte de como os cuidados paliativos estão sendo implementados na saúde de Caruaru e quais as perspectivas para os próximos anos,” explicou o professor Paulo Gustavo, um dos membros organizadores do Café.
*Programação:*
– 18h – Abertura
Paulo Gustavo (Neuropediatra), Adrya Peres (Biomédica) e Sheyla Levy (Médica Pediatra e Paliativista)
– 18h20 – Fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua Inserção Curricular na Graduação e Pós no Agreste
Carmelyta Botelho (Oncologista)
– 18h40 – Atuação da Residência Multiprofissional da Asces-Unita em Cuidados Paliativos
Pedro Henrique Melo Alves (Enfermeiro)
– 19h – Interiorização dos Cuidados Paliativos: potencialidades e desafios
José Fernando (Enfermeiro)
– 19h20 às 20h – Discussão aberta