
Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (Belta), o mercado de intercâmbio brasileiro apresentou uma alta de 15% em 2024 em relação a 2023, o que representa um aumento estimado de R$540 milhões movimentados em pacotes e programas de intercâmbio.
Isto demonstra que os brasileiros têm percebido cada vez mais como conhecer novos lugares e culturas, ter experiências transformadoras e entender as diferentes maneiras de ver o mundo é relevante para o crescimento pessoal, independente da idade.
O intercâmbio é uma experiência que pode transformar a vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Ele permite aprender um novo idioma, viver outra cultura, desenvolver autonomia e adaptabilidade, além de ampliar a visão de mundo e valorizar o currículo.
Associar esta experiência ao ensino em instituições de renome internacional permite mais segurança e o melhor aproveitamento do processo. Pensando nisso, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) atua há quase 20 anos, através do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), para que estudantes e professores estejam onde mais precisam. Como conta Renan Assis, voluntário do programa Espalhando Esperança, egresso e atualmente professor da Asces-Unita: “Eu já queria fazer voluntariado há um certo tempo. Eu andava buscando, pesquisando com agências, porque eu queria ter essa experiência humanística de participar de algum trabalho voluntário. E aí quando chegou na instituição eu achei muito bacana, porque era algo que estava fácil, mais acessível para mim e eu teria condições de exercer um pouco do que eu aprendo na universidade lá no programa.”
O Núcleo proporciona o intercâmbio de alunos e professores com instituições de ensino, pesquisa e voluntariado internacionais. A mais importante iniciativa é o intercâmbio de 6 meses no exterior, no qual o estudante cursa um semestre acadêmico inteiro em uma universidade estrangeira conveniada e depois pode aproveitar as disciplinas no seu curso na Asces-Unita.
Além do intercâmbio acadêmico, o NAI proporciona a vivência do voluntariado universitário humanitário internacional em mais de 20 nações em 4 continentes, em períodos de 1 ou 2 meses, proporcionando saltos de qualidade na formação humanística e cultural.
EVENTOS CIENTÍFICOS
Por meio do NAI, também são divulgados eventos científicos e acadêmicos internacionais, e dá suporte técnico aos alunos e professores que desejam participar dos mesmos. Outra atividade é captar bolsas e auxílios no exterior para a participação de professores e alunos em eventos, especialmente nas escolas temporárias e congressos temáticos, promovidas normalmente por universidades e networks de pesquisa de outros países.
Para mais informações, acesse o site asces.edu.br e conheça melhor este e outros projetos.