Fiéis se mobilizam para reformar igreja do século 19 interditada em Sertânia

Publicidade

A comunidade católica de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, está se mobilizando para arrecadar recursos destinados à reforma da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX e interditada desde fevereiro deste ano por causa de problemas estruturais. Para ajudar nas obras, um carro modelo Rural, de 1975, foi doado e será rifado.

A igreja, construída no século 19, tem mais de 200 anos e é a terceira mais antiga da Diocese de Pesqueira. Após vistoria da Defesa Civil de Pernambuco, a paróquia foi interditada. O laudo apontou risco estrutural alto (grau R3), com fissuras no forro, infiltrações e rachaduras no piso e no altar principal.

Desde a interdição, as celebrações religiosas acontecem em frente ao templo, em formato campal. Batismos e casamentos estão suspensos, e até a tradicional festa da padroeira, marcada para 8 de dezembro, será realizada fora da igreja.

Mobilização dos fiéis

A iniciativa da rifa está sendo organizada por membros da comunidade católica. “Foi na Paróquia que recebi os principais sacramentos e tenho uma forte ligação afetiva com esse lugar. Queremos que a igreja volte a receber os fiéis o quanto antes”, disse André Ferreira, morador da cidade e organizador da rifa.

G1