MOSTRA CAPIBARIBE DE CINEMA DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Publicidade

A ‘Mostra Capibaribe – Nascente Pernambucana’ divulga sua programação completa. A 1ª edição da mostra audiovisual acontece entre 21 e 26 de outubro na zona urbana de Poção e também nas comunidades Sítio Azevém, Sítio Poço dos Cavalos e Sítio Pão de Açúcar, agreste de Pernambuco. Além das exibições, a programação gratuita conta com ações formativas. A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram @mostracapibaribe.

A edição apresenta 17 curtas metragens nacionais distribuídos em 4 programas: ‘Paisagem Humana’, ‘Matrizes’, ‘Com dos Pés Na Terra’ e ‘Identidades e Desvios’. Entre os filmes, estão os pernambucanos, Salam, de Bruna Tavares; Será que as Casas Também Sentem Saudade?, de Leandro Machado; Cicatriz, de Lúcio Vinícius; Trincheiras, de Lucas da Rocha e Maria Clara Almeida e Sustenta a Pisada, de Jéssika Betânia.

“A ‘Mostra Capibaribe – Nascente Pernambucana’ tem como objetivo apresentar um panorama da produção audiovisual brasileira e pernambucana a espectadores da cidade de Poção. A curadoria considerou obras que dialogam com o território e a realidade de Poção, abrindo a possibilidade, além de identificação, de reflexão e debate”, destacam as curadoras Carine Rodrigues e Caroline Arcoverde.

As ações Formativas da ‘Mostra Capibaribe – Nascente Pernambucana’ vão acontecer na Escola Monsenhor Estanislau Ferreira de Carvalho: 21 a 23 de outubro, das 14h às 17h a Oficina Brincadeiras Animadas – com Paulo Leonardo; 22 de outubro, às 14h, o workshop ‘Da Biblioteca ao Cinema’ com Djaelton Quirino e Caroline Arcoverde; e 25 de outubro, às 10h, a roda de conversa ‘O Interior do Audiovisual’ – com Carine Rodrigues, Bruna Tavares, Eriko Renan e mediação de Caroline Arcoverde.

O nome da mostra homenageia o Rio Capibaribe, um dos principais rios de Pernambuco, que nasce na Serra do Jacarará, em Poção, e percorre cerca de 248 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, no Recife. A ‘1ª Mostra Capibaribe – Nascente Pernambucana’ é uma realização Colmeia Cultural, produção Toró de Ideias, apoio Pajeú Filmes, Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura de Poção e Rádio Vale Acaí, com incentivo do Programa Nacional Aldir Blanc (Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco).