
De 3 a 7 de novembro de 2025, será realizada a 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa promovida anualmente pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o objetivo de estimular a resolução pacífica de conflitos e o acesso à justiça.
Durante o período, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizará audiências diárias em matérias relacionadas às varas cíveis e família, como conflitos de vizinhança, alimentos divórcios, guarda e alimentação.
A Câmara Privada de Mediação e Arbitragem da Asces-Unita participará ativamente da programação nos dias 3, 4, 6 e 7 de novembro, com um destaque especial para o dia 5, que será dedicado exclusivamente às pautas de divórcio, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. As marcações foram realizadas antecipadamente, com demandas enviadas por varas da região e também de caráter pré-processual.
Para a coordenadora da Câmara de Mediação, professora Elizabeth Bezerra, a Semana Nacional da Conciliação representa uma oportunidade única de promover o diálogo e fortalecer a cultura da paz. “A Semana Nacional de Conciliação é extremamente valiosa. O nosso tribunal prioriza muito essa prática, sendo o segundo em conciliação entre os tribunais médios. É um momento importante porque permite que as partes decidam sobre seus próprios conflitos, sem depender de uma decisão judicial que possa gerar insatisfação. Na conciliação, as pessoas têm em mãos o poder de resolver seus problemas e saírem satisfeitas”, destaca.
A iniciativa reforça o compromisso do TJPE e da Asces-Unita com o acesso democrático à justiça e com a formação cidadã. Além de contribuir para o descongestionamento do poder judiciário, a ação oferece aos estudantes da instituição a oportunidade de vivenciar, na prática, os procedimentos de mediação e conciliação.
Com mais de duas décadas de realização, a Semana Nacional da Conciliação segue fortalecendo a cultura do diálogo e a construção de soluções coletivas, aproximando a justiça da população.
            



