
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) celebrou, na noite da última quinta-feira (05), mais uma importante conquista no esporte universitário do Estado. A instituição alcançou o 3º lugar geral nos Jogos Universitários Pernambucanos (JUPs 2025), competição que reuniu cerca de 30 Instituições de Ensino Superior, de 15 municípios e aproximadamente 1.850 estudantes-atletas. A cerimônia de premiação desta quinta reuniu professores e atletas para comemorar as conquistas do último ano.
A Asces-Unita participou do evento com uma delegação de 86 atletas, distribuídos em diversas modalidades. Na pontuação geral, que considera esportes coletivos, individuais, e-sports e esportes de praia, a instituição somou pontos como resultado que reflete o empenho, a dedicação e o espírito esportivo dos estudantes que representaram a universidade ao longo da competição.
Presente nos JUPs há mais de dez anos, a Asces-Unita mantém uma trajetória marcada por presença constante no pódio. O resultado de 2025 fez a Asces-Unita subir um degrau no pódio e se tornar a terceira maior força esportiva universitária do Estado, com lugar de destaque na classificação geral.
Neste ano, as conquistas foram distribuídas entre várias das modalidades disputadas. A Asces-Unita foi campeã na futmesa masculina e feminina, campeã no beach tênis feminino, vice-campeã nos e-sports, no xadrez e no vôlei de praia, além do terceiro lugar no vôlei misto 4×4 e o quarto lugar no vôlei feminino. O desempenho também garantiu vagas para os Jogos Universitários Brasileiros JUBs Praia e JUBs Abertos 2026 nas modalidades futmesa, beach tênis e xadrez.
Para o professor Wedson Barbosa, coordenador do Núcleo de Esportes da Asces-Unita, a conquista é resultado direto do compromisso dos estudantes-atletas. “Aproveito para agradecer e parabenizar os estudantes atletas da Asces por todas as conquistas alcançadas, tanto nas modalidades coletivas quanto nas individuais. Sem eles, o esporte universitário não faria sentido”, destacou.
Os Jogos Universitários Pernambucanos são uma das principais competições do calendário esportivo acadêmico do estado e têm como objetivo promover integração, saúde, inclusão e formação cidadã por meio do esporte, fortalecendo o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento humano e social dos estudantes.


