UNINASSAU Caruaru realiza I Simpósio de Doenças Tropicais e Negligenciadas

Publicidade

 

Evento será realizado no auditório da Instituição, com mesas temáticas, conferência de abertura, palestras e debates

Com o objetivo de debater os gargalos e as inovações no enfrentamento de enfermidades que atingem populações em situação de vulnerabilidade, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realiza o I Simpósio de Doenças Tropicais e Negligenciadas: Desafios Atuais e Perspectivas em Saúde Pública. O evento reúne especialistas, pesquisadores e acadêmicos para discutir o cenário epidemiológico atual e o impacto dessas patologias no sistema de saúde brasileiro. A programação acontece no dia 10 de fevereiro, com três mesas temáticas e uma mesa-redonda.

A iniciativa foca na integração entre o conhecimento científico e as políticas públicas necessárias para o enfrentamento de doenças como Doença de Chagas, leishmaniose e dengue. Entre os temas abordados estão: “Tuberculose e hanseníase: doenças persistentes e desafios atuais”, “Leishmanioses e Doença de Chagas: avanços e obstáculos no controle” e “Arboviroses: desafios no diagnóstico e na vigilância”. O encontro será realizado no auditório da Instituição, das 19h às 21h30.

De acordo com o coordenador do curso de Biomedicina da UNINASSAU Caruaru, Efrain Naftali, o evento representa um marco para a formação acadêmica e o engajamento social. “Promover este simpósio é essencial para tirar do anonimato doenças que, embora negligenciadas pelas grandes indústrias, impactam severamente a saúde pública. Nosso papel é fomentar o diálogo e a inovação para oferecer respostas mais ágeis e humanas aos desafios impostos por essas patologias”, destaca.

Além das mesas temáticas, palestras e debates, a conferência de abertura reunirá profissionais de destaque da Biomedicina em Caruaru e região. O simpósio também contará com espaço para apresentação de trabalhos científicos, incentivando o protagonismo de novos pesquisadores. A entrada é 1kg de alimento não perecível para ser doado a uma instituição social do município. O evento é aberto para estudantes, profissionais da área da saúde e ao público em geral. Os interessados podem efetuar a inscrição no número (81) 9. 9718-2265 ou no link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=CNGXUrD61EeX80SeJ06ji2rfSFVBmClFhcV9unKGa7FURUtBQ0tSMVkzNE9WTzdPQThRWTM3TlAyMS4u