Integrante do DEL Turismo, Fernando de Noronha está no TOP 100 Stories da Green Destinations

Publicidade
O arquipélago de Fernando de Noronha foi contemplado com o Programa DEL Turismo, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. A ilha entrou no TOP 100 Stories da Green Destinations, uma competição internacional que celebra iniciativas de turismo responsável e sustentável em todo o mundo. O anúncio foi divulgado hoje (15), numa cerimônia virtual que integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024.
 
Ao todo, 14 municípios do Brasil entraram na lista. De Pernambuco, além de Noronha, foram contemplados Sirinhaém e Tamandaré. Os demais são: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS); Bombinhas, Bom Jardim da Serra, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias  (SC), Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (RN). 
 
Os territórios foram selecionados entre 190 inscritos como as melhores histórias de boas práticas no mundo. O concurso TOP 100 Stories reconhece destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social.
 
Os destinos participantes passaram por uma criteriosa avaliação de indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
 
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a inclusão dos destinos no ranking demonstra o êxito do trabalho que vem sendo realizado pela instituição em parceria com os governos locais. “Esse resultado ratifica o sucesso do DEL Turismo. Lançamos o Programa há cerca de um ano e os três territórios estão recebendo orientação e acompanhamento dos consultores do Senac e do Instituto DEL para, em conjunto, pensar e colocar em prática uma nova forma de olhar o turismo, com uma gestão participativa, com ações a longo prazo que tragam mais qualidade de vida para a sociedade e impulsionem o desenvolvimento econômico e social respeitando o meio ambiente”, afirmou Peixoto.
 
A administradora da ilha de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, também destaca o reconhecimento. “Essa premiação reafirma o compromisso com a sustentabilidade, indispensável para a proteção de um ecossistema rico em biodiversidade. Estimula a implementação de políticas e ações voltadas à preservação do patrimônio natural e cultural. E reforça a importância de manter o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação, garantindo cada vez mais um futuro sustentável para o arquipélago”, comentou.
 
Para Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o reconhecimento “é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável. É uma prova viva de que podemos liderar o caminho para um futuro mais consciente, onde o turismo serve não apenas ao visitante, mas também a nossa terra e as nossas comunidades”, declarou.
 
 Visibilidade internacional –
 
Os 14 destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis para o Green Destinations Stories Awards, cuja premiação ocorrerá durante a ITB Berlin 2025, o maior evento de turismo do mundo. Esse reconhecimento global oferece uma oportunidade valiosa para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso, inspirando outras localidades a adotarem práticas de turismo mais responsáveis e sustentáveis.
 
 Sobre a Green Destinations –
 
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. A organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que atua na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.

Fotos: Weidson Carlos