Com novidades na programação, 23º Férias no Campus é considerado um sucesso

Publicidade

 

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) celebra o sucesso da 23ª edição do seu maior evento de extensão, o Férias no Campus. Durante a primeira semana do mês de Julho a instituição ofereceu diversas atividades, de forma a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade caruaruense.

O primeiro dia do evento levou à Via Parque, em frente ao INSS, mais de 20 serviços gratuitos com exames médicos em diversas especialidades, orientação jurídica, distribuição de sementes e mudas de plantas medicinais, além de atividades lúdicas e educativas para todos que passavam pelo local.

Durante a manhã, foram realizados mais de 700 atendimentos, onde estudantes de vários cursos da universidade puderam colocar em prática o que é ensinado em sala de aula e conheceram de forma real como suas áreas de conhecimento podem impactar a vida das pessoas. Como explica a estudante do sexto período do curso de Odontologia e participante do evento, Eduarda Pinheiro: “Eu acho que uma das coisas mais importantes para a nossa formação é o contato humano. Conhecer as pessoas, ter empatia, conhecer as histórias. Realmente dar valor não somente à área que a gente vai executar ali, mas principalmente também a pessoa que está por trás, a história, a família e como a gente pode ser um agente de transformação na vida dessas pessoas e também ser muito transformado por elas.”

Além disso, o evento trouxe ainda 65 atividades entre oficinas, minicursos e workshops, onde tanto a comunidade quanto estudantes do ensino médio e da graduação tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

Para o Pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, Darci Cintra Filho, o evento é uma oportunidade de crescimento para todos. “A gente fica feliz de perceber que o Férias no Campus, mais uma vez, encheu os nossos campi de vida e permitiu que os estudantes pudessem, nesse período de recesso, antes de seguir efetivamente com as férias, se aperfeiçoar, se aprofundar nos seus conhecimentos, nos conteúdos, nas suas competências e habilidades.” comentou Darci.

*PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA*

A programação do evento contou também com a exposição Vida Privada no Brasil Império: tensões e influência da escravidão, que abordou temas como religiosidade, moralidade, intimidade e cotidiano do escravizado, com o objetivo central de explorar a dimensão da vida privada para compreender com profundidade histórica esse período emblemático do Brasil.

Além de incentivar a mente, o Férias no Campus também incentivou os esportes. Pela primeira vez, o evento trouxe em sua programação atividades esportivas de diferentes modalidades para estudantes do ensino médio. O Campus II da Asces-Unita recebeu estudantes de instituições públicas e particulares de Caruaru com jogos de vôlei, futsal e basquetebol, onde eles puderam exercitar o espírito de equipe e se preparar para os jogos escolares, além de outras competições que hão de vir.

A criatividade também teve vez nesta edição do evento. Em outra atividade, estudantes do ensino médio puderam participar da investigação de um “assassinato”, onde integrantes dos cursos de Direito e Medicina da Asces-Unita encenaram desde a cena do crime até o julgamento do caso e assim abordaram temas relevantes com os visitantes.

Todas estas atividades demonstram a pluralidade da Asces-Unita e as diversas formas em que a universidade está inserida na sociedade, trazendo cada vez mais serviços, conhecimentos e trocas para todos.