Twerk Caruaru traz referência nacional para curso de dança em Caruaru

Publicidade

A Twerk Caruaru segue com o curso “Formação em Twerk – Nível Básico”, projeto gratuito que une diversidade, conhecimento e fortalecimento da autoestima através da dança. Voltado para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, o curso desenvolve o empoderamento através do bom condicionamento da pelve e oferece um espaço inclusivo para a troca de saberes e experiências.

Com carga horária de 32 horas, o curso garante recursos de acessibilidade, ajuda de custo e certificado de participação. Dividida em quatro módulos, a formação começou com aulas ministradas por Niny Nascimento, idealizadora do projeto e produtora cultural especializada em Twerk. Agora, quem assume os dois últimos módulos é a multiartista pernambucana Briê Silva, nome de destaque no cenário nacional e internacional.

“O Twerk é uma modalidade de dança que vai além da técnica. É uma linguagem de resistência, de autoconhecimento e liberdade. Essa formação em Caruaru é uma excelente oportunidade para que cada participante possa compreender o próprio corpo, respeitar seus ciclos e transformar a relação com a pelve”, afirma coreógrafa e dançarina.

Reconhecida como uma das pioneiras do Twerk no Brasil, Briê é criadora da primeira escola de Twerk em Pernambuco e responsável pela formação das primeiras professoras da modalidade em Recife. Integra a primeira geração de docentes de Twerk do país e ganhou reconhecimento internacional ao se tornar a primeira brasileira a representar o Brasil como jurada em um campeonato mundial da modalidade.

Nos dois primeiros módulos da formação, as participantes tiveram uma introdução ao Twerk, com foco em preparação e consciência corporal. Já as etapas finais aprofundam a relação entre corpo, movimento e conhecimento. O terceiro módulo é dedicado à anatomia pélvica, explorando sua estrutura e a conexão com os movimentos a partir de exercícios teóricos e práticos. No quarto módulo, o conteúdo se volta ao ciclo da pelve, investigando como o ciclo menstrual influencia o movimento e a energia corporal.

As aulas iniciaram em agosto e seguem acontecendo aos sábados durante o mês de setembro, no Domaine Estúdio de Dança. O projeto Formação em Twerk – Nível Básico é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na categoria de Formação e Pesquisa Artístico-Cultural. Mais informações estão disponíveis no Instagram @twerk.caruaru.