
Carpina se prepara para viver uma verdadeira celebração da gastronomia regional. De 8 a 26 de outubro, a cidade recebe o Festival Gastronômico de Carpina, evento realizado pelo SEBRAE e a ACIACA em parceria com a Prefeitura Municipal de Carpina e o Instituto Cesar Santos, que promove e valoriza os sabores, tradições e inovações culinárias da Mata Norte, uma das regiões mais ricas e diversas de Pernambuco. Durante esse período, os empreendedores locais receberão a visita do time de chefs do Instituto, que farão uma imersão nos estabelecimentos visando incrementar a qualidade desde os produtos oferecidos até o cuidado com o atendimento.
“Poder presenciar e contribuir para a organização do Festival Gastronômico em Carpina é motivo de realização para nós que fazemos a ACIACA. Sabemos que um evento dessa natureza, além de oxigenar os bares, restaurantes e lanchonetes da cidade, finda por fomentar o turismo local e, por consequência, a economia como um todo. É, portanto, uma ação que está alinhada com a nossa missão institucional, que consiste no fortalecimento dos setores produtivos de nosso município, em especial as micro e pequenas empresas”, ressalta o Presidente da ACIACA, o empresário Diego Mendonça.
Inspirado na forte vocação gastronômica local, o festival traz como tema central o Mel de Engenho, ingrediente símbolo da cultura açucareira pernambucana. A proposta é unir tradição e contemporaneidade, incentivando o uso de insumos regionais em preparações que exploram técnicas clássicas e modernas, evidenciando o potencial criativo dos cozinheiros e estabelecimentos locais. “O mel de engenho é muito mais do que um ingrediente. Ele carrega história, identidade e sabor únicos. Ver esse produto sendo reinterpretado com criatividade pelos cozinheiros da região é um passo importante para fortalecer nossa gastronomia e revelar novos talentos”, destaca o chef Cesar Santos, presidente do Instituto.
CONCURSO – Ao todo, 16 empreendedores da gastronomia local que vão desde restaurantes, hamburguerias e lanchonetes até docerias, cafés e delicatessen participam do circuito gastronômico, apresentando pratos especiais que incorporam o mel de engenho de forma inovadora. Essas criações disputarão o título de “Receita do Carpina dos Sabores – Edição I”, em um concurso que contará com votação popular e avaliação de um júri técnico.
Além do circuito gastronômico, que inicia no dia 8 nos estabelecimentos gastronômicos inscritos, o festival contará com Cozinha Show entre os dias 24 e 26 de outubro, reunindo chefs de destaque no estado para apresentações e demonstrações abertas ao público. O encerramento será marcado pela grande final do concurso gastronômico.
SERVIÇO
Festival Gastronômico de Carpina
Circuito Gastronômico nos estabelecimentos 08 a 26 de outubro
Cozinha Show e final do concurso Carpina dos Sabores: 24 a 26 de outubro