
A Compesa retomou nesta sexta-feira (28), os testes da inversão da adutora de Jucazinho para levar água do Rio São Francisco para os municípios de Riacho das Almas, Cumaru Passira e zona rural de Caruaru. Essa etpa havia sido suspensa, na última terça-feira (25), após um vazamento em trecho da tubulação na Rua Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, em Caruaru, por onde passa a adutora.
A meta da Compesa é que essa primeira fase de testes até Riacho das Almas tenha andamento pelos próximos 15 dias. Na sequência, entrará em testes o trecho Cumaru-Passira. A obra da inversão da adutora de Jucazinho foi a solução técnica encontrada pela Compesa para garantir o abastecimento dos municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e zona rural de Caruaru diante do colapso iminente da barragem, que está com apenas 1,11% de sua capacidade total.
A Compesa investiu R$ 4 milhões na obra. Foram trocados 1.100 metros de tubulações antigas da adutora de Jucazinho nas ruas San Marino e Clara Nunes, em Caruaru, além da implantação de uma elevatória (sistema de bombeamento) na ETA Salgado, em Caruaru, para bombear a água do Rio São Francisco até Riacho das Almas. Além disso, foram instalados seis dispositivos e 13 ventosas para controlar melhor as pressões da água e ainda foi implantado uma válvula de retenção para dar uma segurança adicional ao sistema.




