LOCALIDADES DA ZONA RURAL DE CARUARU VOLTAM A TER ÁGUA APÓS RETIRADA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS

Publicidade

 

Uma operação de combate a furto de água na zona rural de Caruaru, concluída na última sexta-feira (23), desativou oito ligações irregulares que eram usadas para irrigação e enchimento de carros-pipa. O alvo foi a adutora que atende as localidades de Caraibeiras e Itaúna.

De acordo com a Compesa, foram recuperados três litros por segundo. O volume desviado deixou as duas localidades sem água por cerca de cinco meses, prejudicando diretamente 1.500 pessoas.

Agora, com a vazão recuperada, os moradores já voltaram a ter água nas torneiras. Caraibeiras será abastecida duas vezes por semana e Itaúna receberá água de segunda a sexta-feira.
A operação foi realizada pela Compesa com apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Polícia Militar de Pernambuco.

Além das ações operacionais, a Compesa realizou a atualização cadastral dos moradores da região, a fim de regularizar ligações, atualizar dados e ampliar o acesso aos benefícios da Tarifa Social, garantindo que as famílias passem a ser contempladas com condições mais justas no acesso ao serviço de abastecimento.

A companhia reforça que furto de água é crime, e que, quando praticado contra o patrimônio público ou coletivo, pode configurar crime contra a coletividade, conforme os artigos 155 e 163 do Código Penal Brasileiro, com previsão de pena de reclusão e multa. Ações de combate aliadas às ações sociais e de regularização, é fundamental para assegurar um abastecimento justo, eficiente e contínuo, beneficiando toda a comunidade.