Acic integra time de parceiros da 15ª edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Publicidade

Este ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 73.610 casos novos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Até 2025, deverão ser diagnosticados 75 mil novos casos por ano. Os números demonstram a seriedade do tema e reforçam a importância do movimento Outubro Rosa, que conscientiza para a importância da detecção precoce. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) é uma das instituições que apoiam a causa e, em mais um ano, participa da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama.

Durante a ação, mulheres a partir dos 35 anos poderão fazer o exame clínico e participar de palestras com orientações sobre o autocuidado com a saúde das mamas. Além disso, caso haja a identificação de alguma lesão, a paciente passará por um exame de ultrassonografia e, se for necessário, será encaminhada para a realização de uma mamografia, exame indicado pela Sociedade Brasileira de Mastologia para detectar tumores mamários antes mesmo deles se tornem palpáveis.

A Câmara Setorial de Saúde da Acic é uma das patrocinadoras da 15ª edição da Campanha que é promovida pela Manoel Florêncio Diagnósticos e que, apenas no ano passado, atendeu mais de quatro mil mulheres de Caruaru e cidades vizinhas e realizou 40 biópsias. ”A principal função da campanha é ser educativa, para que as mulheres tomem consciência da importância de fazer o autoexame em casa. Mas, além disso, há o diagnóstico e encaminhamento para tratamento na rede de parceiros”, explica o médico e idealizador da Campanha, Manoel Florêncio.

O presidente da Acic, Newton Montenegro, ressalta que a iniciativa faz parte do calendário de ações da Associação há muitos anos. “Para além da nossa atuação econômica, a Acic sempre teve um compromisso social com a população de Caruaru. Por isso, não deixamos de participar da campanha idealizada e conduzida brilhantemente por Manoel Florêncio que tem salvado vidas e transmitido informações científicas e qualificadas sobre os cuidados necessários em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama”, finalizou.

A coordenadora da Câmara Setorial de Saúde da Acic e também vice-presidente da Associação, Danielle Lago, enfatiza que ações como essas são fundamentais, especialmente para a população de baixa renda. “Sabemos que nem todas têm acesso à saúde de maneira facilitada. A Campanha de Prevenção das Doenças da Mama oferece orientações e atendimento gratuitos e as participantes serão multiplicadoras das informações nas suas casas e comunidades, fazendo com que o objetivo do Outubro Rosa seja alcançado”, finalizou.

Oficina Comunicação